A ARIMA
A Arima é uma empresa familiar fundada em 1985 que se dedica, desde essa data, à marcenaria.
Nos primeiros anos da sua fundação a empresa prestava ainda serviços na área da criação e colocação de estores porém, com a saída de uns dos sócios concentrou o seu core business na transformação da madeira.
Esta mudança não fez alterar a designação social da empresa e até hoje encontramos a Arima como sendo uma “sociedade industrial de carpintaria e estores, lda”.
Em 1995 a empresa passa por uma nova reestruturação e António Pais assume o cargo de encarregado geral adquirindo, em conjunto com a mulher Bárbara Daniel, as cotas totais da empresa em 2002. Seis anos mais tarde, António convida a sua filha mais velha a fazer parte do projeto tenho-lhe delegado, ao longo do tempo, a responsabilidade de dar a cara e ser a voz da empresa.
Hoje, Joana é a atual gerente da empresa, trabalha lado a lado com os pais e engloba o rol de empreendedores jovens que fazem os negócios de família permanecer bem vivos e cheios de uma nova energia.
JOANA | O ROSTO DA ARIMA E UMA NOVA ENERGIA NA CASA
Joana Daniel nasceu em Lisboa onde se formou em engenharia mecânica no ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa).
Depois de terminar a licenciatura viajou para Edimburgo com o objectivo de experimentar uma nova cidade e procurar novas experiências profissionais. Em 2008 é desafiada pelo pai, por essa altura gerente da Arima, a regressar a Portugal e a integrar a equipa da empresa.
Desafio aceite, começou por desvendar a empresa de uma forma global.
Começou por fazer gestão de stocks e de matérias-primas para se familiarizar com todos os procedimentos e exigências da produção. Inevitavelmente, passou dos processos internos para os externos onde começou a estabelecer contactos diretos com os clientes, a preparar orçamentos e a organizar o trabalho em oficina. Esta aprendizagem, permitiu-lhe iniciar uma nova fase onde a orientação e o acompanhamento dos trabalhos em obra (fora da oficina) passaram a ser protagonistas. O trabalho direto com o cliente passou a ser constante.
Três anos passados, com uma carteira de clientes seus e obras próprias finalizadas emerge uma fase de certeza relativamente ao trabalho que realiza, ultrapassa as dúvidas e inseguranças próprias da experiência e passa a desfrutar de todo o processo de trabalho. Um processo que é transversal a todas as áreas da empresa e que começa na criação, passa pela produção e termina com a instalação dos projetos em obra.
Um sistema que nas palavras da própria lhe “permite ter uma visão crítica que possibilita o crescimento para futuros projetos dentro da empresa”.